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Retornando ao Blog

Caros Gaúchos e Gaúchas de todas as querências, Aqui quem voz fala é o dono deste blog, que a muito andei afastado, por diversos motivos pessoais, mas pretendo voltar e não sair mais! Devido as minhas andanças neste pago querido e Brasil afora, cada vez mais me convenço, a federalização é necessária, mas um novo pacto federativo, dando mais autonomia aos Estados ou simplesmente voltando ao mesmo tema, SEPARAÇÃO! O Brazil esta lavado de sujeira e corrupção, nos quatro costados, e isso não podemos aceitar, nós gaúchos sempre quando preciso foi, tomamos as rédeas da peleja, e hoje? Cadê a gauchada? Os caudilhos e coronéis? viraram apenas histórias...... Tem uma música que diz assim:  ..."Cavalos com força no lombo pra derrubar domador e ginetes para estes potros que ainda existem sim senhor"... Existem mesmo?? Onde estão então? Sou Gaúcho e com muito orgulho defendo as três cores da minha pátria o verde, o amarelo e o vermelho! Minha bandeira diz: República Rio G

Batuque: uma religião Afro-Gaúcha

Nascido no Rio Grande do Sul, o batuque, religião afro-brasileira de culto aos Orixás, encontrou no solo gaúcho um território receptivo, apesar do racismo e das importância social e política das religiões cristãs, especialmente da Igreja Católica. Sinal disso é que os deuses do batuque recebem polenta ou churrasco como oferendas, além de caldos com erva-mate, e vestem até bombacha. Mas, para o Prof. Dr. Norton Figueiredo Corrêa, existe por trás disso uma enorme assimetria de poder social e cultural, especialmente entre as religiões cristãs e as afro-brasileiras. Em termos de cosmovisão, por exemplo, ele afirma que, "enquanto a sexualidade é condenada no catolicismo (e no céu também não existe sexo), os deuses afro-brasileiros namoram as deusas". E se o céu católico-cristão parece algo eternamente inerte, as representações referentes aos orixás "mostram-nos em movimento, guerreando, amando". Nesta entrevista concedida à IHU On-Line, por e-mail, Co

Semana Farroupilha 2011

O temário proposto para os Festejos Farroupilhas 2011 foi aprovado pela Comissão Estadual, no mês de dezembro de 2010 e homologado pelo Congresso Tradicionalista Gaúcho, do MTG, em janeiro de 2011. A proposta é bastante abrangente e tem como objetivo explorar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho. Rebuscar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratem a formação sócio-cultural do nosso Estado é tarefa que não se esgotas nesse ano de 2011, mas haverá de nos ajudar a entender um pouco mais a nossa identidade cultural regional. Cada município do Estado ou cada microrregião poderá aprofundar um ou mais tópicos entre os que estão sendo propostos neste temário. Esse aprofundamento se dará em função da característica local, especialmente pela predominância ou influencia maior de uma ou de outra etnia. Para bem desenvolver a idéia de explorar as raízes da formação sócio-cultural do gaúcho

Viva a Semana Farroupilha.

"Quando se quiser escrever a História do Brasil, queiram ou não tem-se que molhar a pena no sangue do Rio Grande do Sul..." Oswaldo Aranha. Viva a Semana Farroupilha.

para descontrair a indiada

... NÃO FROXEMO O GARRÃO!!!!!!!!!!! Durante o acampamento da Semana Farroupilha no Parque Harmonia, as principais lideranças do Estado do Rio Grande do Sul resolveram retomar a Revolução Farroupilha e enviaram uma mensagem a Brasília: - "Cambada de frouxos: Estamos declarando guerra novamente para separar o Rio Grande do resto! Temos 85 mil Cavalos e 200 mil Homens Farroupilhas". Brasília então responde: "Aceitamos a declaração. O Exército brasileiro tem 380 tanques, 160 aviões, 98 navios e 2 milhões de soldados." Após dois longos dias de intensa discussão, entre um chimarrão e outro, a Gauchada responde: - "Retiramos a declaração de guerra... Não temos como alojar tantos prisioneiros". Mas Baaaaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!! Isso sim que é gaúcho!!!!!!!!!

Resposta a Comentário Não Publicado

Recebi um comentário falando muito mal dos Gaúchos que moram na europa, que são todos playbois, filinhos de papai, etc... e que tem um rapaz de algum lugar deste Brazil, que com 25 anos tem empresa multinacional, doutorado e mestrado, e finalizando é o bom..... e diz que é para nos separarmos mesmo.... Ao certo ele não leu todo blog, pois a saída não é a separação, e sim a federalização dos estados, a receita gerada em cada estado, fica para o proprio estado arrecadador, voltando uma pequena parte a união, sendo muito mais facil a fiscalização entre o povo. Mas se isso não for possivel, derrepente a solução seria a separação mesmo em varios paises menores na América do Sul, assim como na Europa, a exemplo de França, Alemanha, Suiça, Espanha, Portugal, Inglaterra, etc. que são paises pequenos, mas de primero mundo. Mas para não fugir deste tema, caro leitor desconhecido que mandou o comentário, eu piblicarei com a maior boa vontade sua indignação ao povo gaúcho, desde que mostre quem t

Revolução de 1923

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A Revolução de 1923 foi o movimento armado ocorrido durante onze meses daquele ano no estado do Rio Grande do Sul , Brasil, em que lutaram, de um lado, os partidários de Borges de Medeiros (borgistas ou Ximangos ) e, de outro, os aliados de Joaquim Francisco de Assis Brasil (assisistas ou maragatos ). Antecedentes Republicano e positivista, mas nada simpático à democracia, Júlio Prates de Castilhos , o Patriarca, como era chamado, governou o Rio Grande do Sul com mão de ferro de 1891 até sua morte prematura, em 1903 . Para se manter no poder, tomou duas providências: redigiu praticamente sozinho e fez aprovar uma Constituição autoritária e montou uma poderosa máquina política no Partido Republicano Riograndense (PRR), com seus incontáveis chefes locais e seu séquito de agregados, presentes em mais de cem municípios riograndenses. Ao morrer, ficou claro que se fora o ditador, mas a ditadura republicana continuava viva. Castilhos foi substituído na presidência do Estado por

MARAGATOS X CHIMANGOS

Uma disputa mortal Maragatos e chimangos foram a campo enfrentar-se pela primeira vez em 11 de fevereiro de 1893, no combate do Salsinho, nos arredores de Bagé. Mas o ódio era mútuo e ancestral, fruto do confronto entre duas tendências políticas que há tempos rachava o Rio Grande. Já houve historiador que tenha se arriscado a dizer que o Estado dividia-se entre “uma Baviera liberal e uma Prússia autoritária”. Embora nem sempre seja fácil saber quem era o que naquele conflito de caudilhos, a luta entre maragatos e chimangos foi travada entre os partidários de Gaspar Silveira Martins e os seguidores de Júlio de Castilhos – e nada mais era do que um reflexo do choque entre o antigo regime monarquista e a nova ordem republicana. Chamavam-se “maragatos” os federalistas de Silveira Martins, partidários de um regime parlamentarista à inglesa. O apelido fora dado pelos republicanos castilh

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

O Movimento Farroupilha foi um dos muitos movimentos liberais que sacudiram a regência na 1ª metade do século XIX, na década de 30, e alcançou de fato ser a 1ªexperiência republicana em território do Brasil. Exaltados pela independência, os brasileiros de dividiram entre Liberais e Conservadores, havendo nas duas grandes facções, subfacções de orientação diversa. Os Liberais, não apenas no Rio Grande do Sul, eram chamados “Farroupilhas”, palavra do português castiço para designar “esfarrapados”. No Rio Grande do Sul, os gaúchos abrasileiraram o termo, usando mais freqüentemente a expressão “FARRAPO”. De uma maneira geral, os maçons dominaram, o Partido Liberal no Rio Grande do Sul, adeptos da Maçonaria Francesa, de inspiração republicana, que pregava a independência dos 03 poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Dizia-se que todas as decisões tomadas de público pelos Liberais já tinham sido em segredo tomadas no recesso das “Lojas Maçônicas”, a mais prestigiosa

Semana Farroupilha 2010

As provas campeiras do Acampamento Farroupilha 2010 serão disputadas dias 11, 12, 18 e 19 de setembro, na Fazendinha do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. As competições acontecem das 9h às 18h, em diversas modalidades com animais. Um dos destaques é o Tiro de Laço, que premiará os melhores cavaleiros em três competições: Taça Cidade de Porto Alegre, Taça 20 de setembro e Taça Semana Farroupilha. Acampamento Farroupilha (de 7 a 20 de Setembro) 11 de Setembro - Sábado 9h - Laço Piá 9h30 - Laço Guri 10h - Laço Prenda 10h30 - Laço Senhor 11h30 - Laço veterano/laço vaqueano 12h - Laço Pai e filho 13h30 - Laço Patrão 14h30 - Laço capataz 15h30 - Laço Taça Cidade de Porto Alegre – dupla 12 de Setembro - Domingo 09h - Laço Taça 20 de setembro – dupla 14h - Laço Taça Semana Farroupilha – dupla 16h - Laço Vaca Parada 18 de Setembro - Sábado 14h - Prova do Couro/Pelego/Chasque (3 peões) 16h - Gineteada (classificatória) classificam-se 20 gin

Semana Farroupilha 2010

Acampamento inova no atendimento ao público O Acampamento Farroupilha deste ano inova com menos pontos comerciais e mais espaços para os frequentadores. O número de locais de alimentação diminuiu de 32 para 28, com mais cadeiras e mesas e a mesma capacidade de atendimento em áreas maiores. Segundo o coordenador do serviço de comércio do evento, Roberto Kalil, o objetivo é garantir mais conforto para o usuário e adequar as instalações às normas da vigilância sanitária. “Demos um salto em 2009 com as evoluções de procedimentos de higiene e, na última fiscalização, tivemos apenas dois pedidos de adequação e nenhuma notificação”, saudou Kalil. A infraestrutura da festa tradicionalista oferecerá ao público padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar. A praça de alimentação terá estandes que venderão peixe, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera e produtos

Semana Farroupilha 2010

A confecção dos carros tematicos continua acelerada A confecção dos carros temáticos do Desfile Farroupilha continua de forma acelerada. São 45 colaboradores em dois turnos diários preparando as 10 invernadas que irão desfilar na avenida Edvaldo Pereira Paiva, na noite de 19 de setembro. Segundo Sergio Peixoto, um dos responsáveis pela produção, já foram utilizados até o momento cerca de dez blocos de isopor, 1 mil chapas de madeira compensada, 15 latas de massa corrida, 1,5 toneladas de ferro, cem litros de poliuretano, cem discos de corte, entre outros materiais. A produção dos carros é de responsabilidade dos artistas plásticos Guaraci Feijó, Mano Brum e Sergio Peixoto Já a coordenação de produção e infraestrutura é de Josemar Basso. A proposta busca ressaltar o tema anual “Farroupilhas, ideais, cidadania, revolução”. O carro mais alto é o que simboliza a família e tem sete metros de altura. Cerca de 1,5 mil pessoas devem participar do De

Neste Blog encontrei um pouco da genealogia do General Netto..

http://mitoblogos.blogspot.com/2008/07/genealogia-270-famlia-souza-netto.html

A pedido de leitores

A pedido da leitora Leda, descendente de Antonio de Souza Netto, o General Netto, um pouco mais sobre nosso Grande General Farroupilha. Antônio de Sousa Neto ( Rio Grande , 25 de maio de 1803 — Corrientes , 2 de Julho de 1866 ) foi um político e militar brasileiro , um dos mais importantes nomes do Rio Grande do Sul . Nasceu na estância paterna, em Capão Seco , no distrito de Povo Novo , da atual cidade de Rio Grande ; lá e lembrado pelo CTG General Netto (de Povo Novo). Era filho de José de Sousa Neto, natural de Estreito ( São José do Norte ) e de Teutônia Bueno, natural de Vacaria . Por parte de pai era neto de Francisco Sousa, natural de Colônia do Sacramento . O seu bisavô - Francisco de Sousa Soares, fora oficial de Auxiliares no Terço Auxiliar de Colônia do Sacramento e que casara, em 1791 , com Ana Marques de Sousa , na capela da Fortaleza São João . Descendia, pelo lado materno, do português João Ramalho que vivia em São Paulo, antes do povoamento e que casou com a índia

Um pouco mais sobre o General Netto

Antônio de Souza Neto "Aqui descansam os restos mortais do Brigadeiro Antônio de Souza Neto, falecido na cidade de Corrientes em 1.0 de julho de 1866". É o que se lê na lápide do mausoléu do proclamador da República Rio-Grandense, no cemitério de Bagé, para onde foram transladados e definitivamente guardados a 29 de dezembro de 1966. Nascido em Povo Nôvo, distrito do Município do Rio Grande, a 11 de fevereiro de 1801, provinha de troncos açorianos e paulistas. Seu pai, o estancieiro José de Souza Neto, nascido no Estreito em 1764, era filho de açorianos - Francisco de Souza Soares e dona Ana Alexandra Fernandes; sua mãe, dona Teotônia Bueno da Fonseca, natural de Vacaria, era filha de paulistas descendentes de bandeirantes - Salvador Bueno e dona Inácia Antônia Bueno. Mas foi em Bagé que Antônio de Souza Neto desenvolveu a maior parte de sua enorme atividade de guerreiro defensor da Liberdade, da República, da dignidade do Brasil Império que êle profundamente amava como sua P