Reportagem Publicada em Zero Hora no dia 23/10/08

Título da matéria publicada nas pág. 46 e pág. 47:




"...A civilidade do gaúcho é esta?...."
A RBS, não sei por qual motivo, sempre arruma um jeito de desmoralizar o povo Gaúcho, acho que quando os Gaúchos começam a mecher novamente nos ideais Farroupilhas, sempre começam a despejar informações para desacreditar-mos em nós mesmos.
Na reportagem fala que o Gaúcho se acha europeu, que se acha o mais educado do "Brazil", e que o que aconteceu( diga se por passagem, por causa de "meia dúzia de gatos pingados") com o foguetório no hotel onde estava hospedada a delegação do Boca Juniors," é por que a civilidade Gaúcha não é tão desenvolvida como se crê", segundo o Historiador Tau Golin.
Agora, por causa de meia dúzia de Torcedores do Inter ( e olha que sou colorado), todo um povo vai ser intitulado de baderneiro, não civilizado, e nem tão culto assim?
Acho não, tenho certeza que este historiador e jornalista Golin está longamente enganado.
Quando saio na rua, vejo muitas cenas deprimentes, pessoas mal educadas, jogando lixo no chão, etc., ora ,todos sabemos que em qualquer parte do mundo inteiro existem pessoas mal educadas, e aqui no sul não é diferente, mas esta parcela de " mal educados" não condiz com a maioria da população gaúcha e não digo isto po ser Gaúcho e defensor de tudo que há nesta terra, mas todos sabemos que é a mais pura verdade.
Muitas vezes, nos irritamos muito com cenas de má educação dos outros na rua, vou citar um exemplo:
se uma senhora com uma muleta sobe em um ônibus, e não tem lugar para sentar, e ninguem cede o lugar , todo mundo no fim , meio e inicio do ônibus começam a gritar, pedir para alguem ceder o lugar, etc... ou até mesmo ficam calados remoendo os pensamentos de raiva por ninguem fazer a gentileza para a pobre senhora.
Se houver um jornalista no ônibus, pronto, ta feita a Matéria para o jornal do dia seguinte:
"Na capital dos Gaúchos ninguem cede lugar a idosos em ônibus"....
Só que uma coisa nunca vi eles publicarem no jornal:
" Na capital dos Gaúchos cidadão cedeu seu lugar a senhora idosa em ônibus".....
O que será que vende mais???? educação ou sensacionalismo?????
Sempre que andei de ônibus, vi várias pessoas se levantando no ônibus para ceder lugar a idosos, eu mesmo cansei de levantar, muitas pessoas param em faixas de segurança para os outros atravessarem, vejo pessoas unidas para zelar por suas residências( como aconteceu aqui em porto alegre, no bairro Nonoai, devido aos incêndios criminosos). Isto me parece Educação, Civismo e União.
Existem sim gaúchos sem educação,sem civismo e sem união, claro que existe, mas uma minoria que não se compara ao que realmente o sul tem de melhor, que é sua educação,civismo e patriotismo(sim patriotismo, digo isto porque eu sou a favor do separatismo e tenho amor a minha pátria Rio Grandense, mas sei também que existem alguns gaúchos que são brasileiros indissolúveis e estes são patriotas brasileiros).
Isto é um breve resumo do que penso desta matéria publicada em ZH.
Se quiserem corrigir algo que disse ou discordam da minha opinião, estou a berto a críticas, sugestões e elogios.
Obs: estes dias um amigo me disse que gostaria de postar algo no blog e não sabia como, se alguem não souber, é so clicar em comentarios no link abaixo e deixar um recado, e se alguém quizer fazer um apostagem no blog sinta-se a vontade, sendo ela a favor ou contra o que eu penso, pois considero a política de resposta a coisa mais certa a ser feita, quem for contra o separatismo pode mandar que eu publico , desde que não ofenda ninguém. tem uma postagem Homenagem ao General Netto onde um professor de história do RJ me enviou um comentario se dizendo contra o separatismo e está lá publicado.
Agradeço a atenção de todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENERAL NETTO E SUA GENEALOGIA

Um pouco mais sobre o General Netto

Maragatos e Chimangos