Homenagem ao nosso General Netto

"Camaradas! Nós, que compomos a Primeira Brigada do exército liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência dessa província, a qual fica desligada das demais do Império e forma um Estado livre e independente, com o título de República Rio-Grandense, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará oportunamente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: Viva a República Rio-Grandense! Viva a independência! Viva o exército republicano rio-grandense!" (Antônio de Souza Netto )

Comentários

Jean Historia disse…
Olá, Fabio! Vou contribuir com o debate no seu blog e vou colocar a minha opinião.
Pra inicio de conversa, como gaucho, professor de HISTORIA e hoje, morando no Rio de Janeiro, acho a idéia de SEPARAÇÃO totalmente ABSURDA, pois baseado em muitos fatos históricos e dentro do contexto social que hoje vive o pais do qual fazemos parte chamado BRASIL, não seria vantagem nenhuma para o RS se tornar independente ja que, se acontecer, o RS acabaria sendo mais um pais latino em condições quase idênticas ao que é hoje o URUGUAI.
Para mim, a verdadeira GRANDIOSIDADE GAUCHA, está em fazer parte de um projeto grandioso que se chama BRASIl e, dentro disto, por que não contar com a participação gaúcha como um dos povos integrantes deste grande país (BRASIL) que mais ajudaram a engrandecer e fazer despontar no cenário MUNDIAL que aqui, nos trópicos, existe um povo de varias origens e etnias que mostra que é possivel crescer em PAZ, de forma harmônica e sem estes conflitos que marcam estes países que se consideram de PRIMEIRO MUNDO.
A prova disto, é o PIONEIRISMO GAÚCHO no MT e MS, além da participação gaúcha nos diversos hotéis da imensa rede hoteleira brasileira que é uma das mais visitadas do mundo.
Enfim, NÃO CONCORDO com a SEPARAÇÃO e acho, de coração, que foi um "BONDE" ou "TREM" que passou e ficou PERDIDO Lá no século XIX.
Fabio Lima disse…
É como disse no ínicio do blog....Interessante ouvir as duas partes...Obrigado pela contribuição Jean....... Mas acho sim possível a separação e não acredito que seríamos como Uruguai, por exemplo.....Até porque conheço o Uruguai, é um pais pobre mas organizado e sem corrupção como o nosso.... Penso muito também na questão da federalização dos estados....Se puderes contribuir com algo a respaito será de grande valor....Obrigado.
D O M P O N S A disse…
Separar sim. Seria a grande oportunidade de fazer jus à história, pois nossa gente inconformou-se com os privilégios de uma burguesia oportunista da época. Agora, teríamos auto-suficiência para melhor gerir nossas necessidades e dar ao nosso povo melhor qualidade de vida. E viva o Rio Grande!!!

Postagens mais visitadas deste blog

GENERAL NETTO E SUA GENEALOGIA

SOLIDARIEDADE AO BRAVO POVO CATARINENSE

para descontrair a indiada