Marrocos pretende ampliar parcerias com o RS no setor de soja

O embaixador do Marrocos no Brasil, Mohamed Louafa, pretende ampliar o intercâmbio comercial entre o seu país e o Rio Grande do Sul, principalmente no segmento de soja. Em visita oficial ao Estado, o diplomata liderou uma missão que esteve reunida, na tarde desta segunda-feira (11), com a governadora Yeda Crusius. "O Rio Grande do Sul tem um enorme potencial, e consideramos, junto com a governadora, o domínio da cooperação da agricultura à indústria", disse Mohamed Louafa, salientando que pretende dar andamento, o mais breve possível, a este novo projeto.


De acordo com a governadora Yeda Crusius, o Estado tem grande interesse em fazer a negociação com o Marrocos. "Desejamos que o Rio Grande do Sul e o Marrocos estabeleçam uma ampla cooperação nos setores econômico e cultural", afirmou Yeda, determinando ao secretário da Agricultura, João Carlos Machado, e ao secretário adjunto do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Josué Barbosa, que dêem início às reuniões técnicas a partir desta terça-feira (12).


Louafa destacou que o Brasil e o RS são mercados muito importantes para o Marrocos na área de fertilizantes e fosfatos. "Uma grande parte do fosfato que vem de lá para cá é industrializado no Rio Grande do Sul, e agora queremos determinar acordos igualmente importantes nos domínios da soja. Há uma delegação do Estado do Rio Grande do Sul que fará uma visita ao Marrocos para concretizar todos estes contatos que tivemos", disse ele.


As exportações gaúchas para o Marrocos fecharam, em 2008, em US$ 107.975.969, figurando como principais produtos grãos de soja, trigo, tratores, fumo e madeira. A pauta de importações apresentou 30 produtos, com destaque para o diidrogeno-ortofosfato de amônio, fosfatos de cálcio, superfosfato, ácidos fosfóricos e hidrogeno-ortofosfato de diamônio. O montante de importações atingiu US$ 398.077.800. Em 2009, o RS ocupou a segunda posição (21,13%), no ranking dos estados exportadores brasileiros para o Marrocos e o primeiro lugar (34,80%) entre os importadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GENERAL NETTO E SUA GENEALOGIA

Um pouco mais sobre o General Netto

Maragatos e Chimangos